Anúncio do governador Helder Barbalho sobre investimentos em bioeconomia repercute na abertura do “Amazônia in Loco”

Aplicação de R$ 72 milhões será destinada à criação do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia para desenvolver pesquisas e novas áreas estratégicas



Anúncio do governador Helder Barbalho sobre investimentos em bioeconomia repercute na abertura do “Amazônia in Loco”

Aplicação de R$ 72 milhões será destinada à criação do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia para desenvolver pesquisas e novas áreas estratégicas.

“A Amazônia é de grande relevância para a nossa sociedade, nacional e internacional, por isso devemos debater de forma conjunta para encontrar soluções que possam preservar a biodiversidade e sanar os problemas existentes. O governador Helder Barbalho já vem realizando ações de valorização da bioeconomia, assim, fazendo com que o Pará se desenvolva de forma sustentável. Sua participação na Conferência do Clima — COP26 e alguns instrumentos como o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), o Fundo da Amazônia Oriental (FAO) e os investimentos em Ciência e Tecnologia são demonstrações claras de que o Governo do Estado está empenhado em colocar a bioeconomia como um dos grandes alavancadores do estado do Pará, na sua economia e na segurança para a população, que é o nosso foco”, afirmou o titular da Fapespa, Marcel Botelho.

Um dos objetivos do seminário é pensar no desenvolvimento da Amazônia de forma sustentável e tornar a região Norte um polo de intercâmbio de negócios entre Brasil e Europa, além de reforçar o acordo entre a União Europeia (EU) e países do Mercosul, pois segundo o vice-presidente da Eurocâmaras e presidente da Câmara de Comércio da Espanha no Brasil, Marcos Madureira, um dos organizadores do “Amazônia in Loco”, as queimadas e o desmatamento ilegal preocupam a comunidade internacional.

 

Seminário

O evento é organizado pelas Eurocâmaras, Câmara de Comércio da Finlândia e Câmara Oficial Espanhola de Comércio, com a participação de autoridades, diplomatas e empresários locais e internacionais.

“Teremos nove painéis importantes com autoridades e especialistas, sejam do setor privado ou público. Como Belém é a porta de entrada da Amazônia, acreditamos que caberia perfeitamente fazer o evento aqui, para realizar uma discussão aprofundada sobre o assunto. No final, teremos um resultado que chamamos Carta de Belém, com análises e sugestões a partir desse debate”, destacou o vice-presidente da Eurocâmaras e presidente da Câmara de Comércio da Espanha no Brasil, Marcos Madureira.

A conservação ao meio ambiente e a sustentabilidade se tornaram duas demandas essenciais para a sociedade e para as empresas. Dentro desse contexto, a Amazônia ocupa lugar de destaque, por isso, a realização da primeira edição do Seminário Amazônia In Loco, de 09 a 11 deste mês, na Estação das Docas, em Belém.

“O Amazônia in Loco é uma oportunidade única para que empreendedores e líderes de projetos sustentáveis possam estabelecer conexões com potenciais parceiros internacionais interessados em contribuir na geração de impacto sustentável e econômico na Amazônia e na transição para uma economia de baixo carbono, e como o nosso instituto tem por missão a disseminação de informação tecnológica que vise a sustentabilidade, estamos apoiando o evento”, considera Márcio Canedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador da rede Enterprise Europe Network – EEN Brasil .

O seminário recebe o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), e uma feira para a exposição de produtos, serviços e tecnologia. Para aproximar os interessados estão sendo realizadas rodadas de negócios nas quais as empresas da região amazônica e Europa têm a oportunidade de trocar ideias com investidores.

“Fomos convidados para a exposição de cinco empreendedores do Estado atendidos pelo Sebrae e que trabalham com bioeconomia, mas nos dias 10 e 11 também teremos vários empresários da bioeconomia atendidos pelo Sebrae para participar da rodada de negócios com investidores europeus que estarão no evento prospectando várias oportunidades”, disse o superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

No encerramento do evento, nessa quinta-feira (11), averá a assinatura da “Carta de Belém”, com as diretrizes de preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia, e a presença do vice-presidente da República e coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão.

 

Serviço

O Amazônia in Loco pode ser acompanhado de forma presencial e on-line com exposições de painéis da Amazônia. Confira no site oficial – https://camaraespanhola.zohobackstage.com/AMAZONIAINLOCO

Texto: Ascom Fapespa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gisely Mendes a estrela do Murinin

  Há 30 anos se inicia uma linda história de amor ao próximo,dado início pela saudosa Dona Alda Mendes,uma grande mulher guerreira que se fo...