Educação de qualidade II em Monte aAlegre

EDUCADORES SÃO CAPACITADOS EM AULA INAUGURAL DO PNAIC

Em Monte Alegre centenas de professores da Rede Municipal de Ensino prestigiaram na manhã do último sábado 22, no auditório da escola Orlando Costa, na Cidade Alta, a abertura oficial da capacitação de profissionais da educação através do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A reunião foi especialmente direcionada a professores alfabetizadores lotados em turmas de 1°, 2° e 3° das zonas rural e urbana e de categorias multisséries/multietapas.

De acordo com Wandresson Ribeiro, Secretário Municipal de Educação, "para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática".

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Durante a aula inaugural, palestrantes falaram sobre a importância dos conteúdos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; planejamento e avaliação das situações didáticas; conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. A Secretaria de Educação, com o pacto, pretende regular o ciclo de pessoas que estudam fora da faixa etária pretendida pelo MEC.
 (4 fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gisely Mendes a estrela do Murinin

  Há 30 anos se inicia uma linda história de amor ao próximo,dado início pela saudosa Dona Alda Mendes,uma grande mulher guerreira que se fo...